São 4 os treinadores das 14 equipas que disputam atualmente o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins, que apenas e só conheceram um clube nesta função de treinadores.
São eles, João Simões (HC Turquel), Paulo Pereira(AD Valongo), Ricardo Geitoeira(HA Cambra) e Vítor Pereira(AD Sanjoanense).
Vamos conhecer um pouco do trajetos destes 4 treinadores:
João Simões
João Simões, natural da vila da Benedita, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria
,representou como jogador a equipa do HC Turquel nas épocas de 89/90 a 98/99.
Após ter pendurado os patins, João Simões, começou por ser preparador físico da equipa masculina da “Aldeia do hóquei” decorria a época 2001/2002.
Depois de ter abraçado este cargo, Simões é convidado para ser coordenador técnico do Hóquei Clube de Turquel entre 2003/2004 e 2012/2013.
Mas a sua carreira não se fica por aqui. Licenciado em Educação Física, tomou conta do leme da equipa sénior do Turquel entre 2006/2007 – 2009/2010 e desde 2012 que é o treinador principal da equipa do Brutos dos Queixos
Treinador do Hóquei Clube de Turquel no escalão de Seniores (entre 2006/2007 e 2009/2010 e desde 2011/2012;
No seu palmarés consta, uma subida à 1ª divisão, uma participação de uma Final Four da Taça de Portugal , bem como a participação na Taça CERS.
Festa da subida à 1ª Divisão – 2011/2012
Paulo Pereira
Paulo Pereira, um dos carismáticos treinadores cá da praça, começou a sua atividade como hoquista muito cedo na AD Valongo, onde venceu vários títulos como as cores verde-negra. Como júnior foi campeão nacional com a camisola do FC Porto.
Já como treinador, Paulo Pereira, venceu um campeonato nacional da 2ª Divisão e o seu ponto alto como treinador aconteceu na época 2013/2014 com as conquistas de um campeonato nacional da 1ª divisão, bem como uma Supertaça António Livramento, disputada em Albergaria à Velha, frente ao Benfica e na qual o Valongo venceu por 7-5
Festa de campeão
Vencedor da Supertaça
Ricardo Geitoeira
O treinador do HÁ Cambra, começou por iniciar a sua vida desportiva(hóquei) com apenas 4 anos de idade na equipa do no F.C. Porto.
Entretanto o natural de S.Nicolau – Porto, teve um período que esteva ligado à equipa de infantis da União de Bancos, uma equipa que foi formada com os melhores infantis do FC Porto, onde imperavam nomes como o de Rui Fernandes, Pedro Lopes, Tó Rocha entre outros, sendo seu treinador Zé Fernandes..
Passado algum tempo regressou às origens (FC Porto), quando era ainda infantil de 2ª ano, por via da extinção da formação da União de Bancos .
Desde aí seguiu o seu percurso na formação azul e branca até chegar ao primeiro patamar(séniores), onde foi inclusive campeão em todos os escalões incluindo na equipa principal do FC Porto.
A nível de seleções, Ricardo Geitoeira(Geito) como é conhecido na modalidade, foi também campeão europeu de juvenis e juniores.
A terminar a sua carreira de jogador conseguiu um brilharete ao conquistar uma taça de Portugal ao serviço do HÁ Cambra, equipa onde se manteve como treinador.
Apenas com o Cambra no coração, Ricardo Geitoeira só conheceu este clube. E foi ao comando da equipa das “Abelhas” como é conhecida que conquistou 2(dois) campeonatos da Zona Norte da 2ª divisão, tendo inclusive na época passada vencido o AE Física(Vencedor da 2ª Divisão – Zona Sul) no apuramento de Campeão desta Divisão.
Festa da subida de divisão
Vitor Pereira
Vítor Manuel Correia Pereira, natural da Vila de Cucujães – Oliveira de Azeméis, começou a praticar hóquei em patins com apenas 9 anos idade, tendo inclusive representado 4 clubes ao logo de 25 anos: CD Cucujães (3 anos), Escola Livre Azeméis (1 Ano), HÁ Cambra (3 anos) e AD Sanjoanense (18 anos)
Na sua longa carreira conquistou vários títulos regionais nos escalões de iniciados, Juvenis e Juniores, isto para além de muitas presenças em fases finais dos campeonatos nacionais de jovens.
Como guarda redes, acabou por ver o seu trabalho reconhecido, e a prova foi a sua chamada á seleção distrital de Aveiro.
Já como sénior, o atual treinador da ADS, acabou por conseguir 2 subidas à 1ª Divisão, uma pela Sanjoanense e uma outra pelo HÁ Cambra.
Como treinador iniciou a sua atividade aos 18 anos, nas escolas de patinagem da ADS, e a partir daí, subiu degrau a degrau até chegar ao “Leme” da equipa principal da cidade do trabalhador – S. João Madeira, decorria o ano de 2010.
Foi em 2013/2014 que conseguiu colocar o mítico clube de S. João da Madeira no regresso ao convivo dos grandes – 1ª Divisão Nacional.
Outro dos seus feitos como técnico foi chegar a uma final Four da Taça de Portugal, disputada em Barcelos, numa altura em que a equipa militava na 2ª Divisão – Zona Norte.
Subida de divisão
RSS