No passado sábado, a equipa do HC Sintra recebeu, no Monte Santos, a equipa do HC “Os Tigres”, para um dos jogos mais aguardados e com maior importância da 18ª jornada do Nacional da II Divisão Sul, tendo acabado com uma vitória da equipa da casa por 4-3.
Numa primeira parte onde foi a equipa do Tigres a entrar melhor, criando mais problemas a Pedro Santos, acabou por ser a equipa da casa a primeira a marcar, depois de uma transição rápida, Fábio Quintino assistiu Mauro Teixeira para o primeiro golo da tarde. O Tigres não sentiu o golo e continuou á procura de marcar e aos nove minutos de jogo chegou ao empate, com um golo de Anderson Luis, concluindo uma bela iniciativa individual.
Num jogo sempre equilibrado, com duas equipas muito encaixadas, os golos voltaram a aparecer seis minutos depois, sendo a equipa do Sintra a recolocar-se na frente do marcador, por intermédio de Mauro Teixeira, que bisava no encontro, com uma bola enrolada que ainda sofre um desvio antes de entrar, traindo assim Carlos Coelho. Volvidos dois minutos e Anderson Luis vê cartão azul, após falta sobre Fábio Quintino. No correspondente livre-direto, se primeiro, o elemento da equipa de arbitragem responsável pela marcação do livre-direto, avisou Carlos Coelho para não se voltar a mexer, na segunda tentativa anula o lance, sem aparentar haver motivos para tal, pois, nem Carlos Coelho se voltou a mexer, como nem Paulo Dias simulou ou deixou passar os cinco segundos para efetuar a marcação do respetivo livre-direto. No entanto, a equipa do Sintra conseguiu aproveitar a situação de vantagem numérica para aumentar o score para 3-1, com Mauro Teixeira a concluir o seu hat-trick.
A sequência de lances de bola parada continuou e logo a seguir, devido a um cartão azul mostrado ao capitão do HC Sintra, Paulo Dias. O respetivo livre-direto foi desperdiçado, pelo jovem, André Gaspar.
Até ao intervalo, o Tigres foi em busca de reduzir a desvantagem e já dentro dos cinco minutos finais, a equipa de Almeirim beneficiou de uma grande penalidade, por suposto corte de bola dentro da área do Sintra da parte de Paulo Dias, que João Silva não desperdiçou e bateu Pedro Santos para colocar o resultado em 3-2. Resultado esse que se verificava ao intervalo.
A segunda parte, manteve o registo da primeira, com um encontro sempre muito equilibrado e tal como aconteceu na primeira metede da partida, voltou-se a ter uma nova sequência de lances de bola parada para ambas as equipas, onde os guarda-redes, Pedro Santos do Sintra e Carlos Coelho do Tigres, impediram qualquer mexida no marcador. A sequência, começou aos trinta minutos de jogo, teve o seu ínicio com um cartão azul mostrado a João Silva. Fábio Quintino chamado á responsabilidade não conseguiu converter o livre-direto. De seguida, foi a vez de surgir a 10ª falta da equipa do Sintra, onde Paulo Passos, permitiu a defesa do guarda-redes da equipa da casa. Aos trinta e quatro minutos de jogo, foi a vez de surgir a 10ª do Tigres, que Carlos Coelho conseguiu defender, impedindo o golo a Paulo Dias.
Com o passar dos minutos, a equipa do Tigres ia ficando casa vez mais perigosa e a espaços a equipa do Sintra ia tendo oportunidades para aumentar o marcador, mas não o conseguiu fazer e foi mesmo o Tigres a marcar e a empatar o jogo, já dentro dos cinco minutos finais, com um grande golo de Paulo Passos, depois de uma bela stikada.
Num final dramático, com as duas equipas com quatorze faltas, a 15ª falta do Tigres surgiu num lance bastante discutível, onde a falta poderia ser marcada a contra qualquer uma das equipas. Inerte a tudo isso, Mauro Teixeira conseguiu converter o livre-direto, com alguma sorte á mistura, fazendo o seu poker e o 4-3 final no encontro.
Vitória importantíssima da equipa do Sintra, que aumenta a sua vantagem em relação á equipa do Tigres para quatro pontos. Os comandados de Diogo Ganchas, vêm a possibilidade de voltar á 1ª Divisão cada vez mais difícil e apesar da derrota em casa da equipa do Grândola, com o Benfica B, por 8-6, vê a AD Oeiras e aproximar-se, devido á vitória conseguida em casa, diante o lanterna vermelha Nafarros, por 8-5.
Na próxima jornada, a equipa do Sintra viaja até á terra dos estudantes para jogar com a AA Coimbra e a equipa do Tigres recebe no pavilhão Alfredo Bento Calado a equipa da AD Oeiras, para um jogo decisivo para as contas da subida.
Diogo Nunes
RSS